segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DIA DOS PROFESSORES!


A origem do dia do professor vem do período imperial do Brasil.
No dia 15 de outubro de 1927, Pedro I baixou um decreto criando o ensino elementar no Brasil.
Em 1947 um professor de São Paulo propõe que a data seja transformada em feriado, iniciando, portanto, a tradição da comemoração.
Desde aquele decreto até hoje, muita coisa mudou! Hoje falamos constantemente de inovações tecnológicas na educação, inclusão, diversidade, modalidades de ensino, metodologias, entre muitos outros assuntos dentro desse vasto universo que é a educação, ensino e aprendizagem. Muito diferente da época do já mencionado decreto em que, entre outras diretrizes, dizia que aos meninos se ensinaria as operações básicas da matemática, leitura, escrita e geometria e às meninas se ensinaria costura, bordado e culinária.
O papel do professor também mudou. Hoje as escolas particulares também são empresas, geridas por outros códigos de conduta, em que o professor além de educador também é responsável pela imagem da escola. Além de dominar bem a sua matéria o professor também deve ser dinâmico, agradável, mediador, vendedor, publicitário entre outros tantos papéis.
No entanto, mesmo no meio desse verdadeiro mosaico de papéis e funções, ainda vemos com clareza aquele brilho inconfundível da vocação que a função do professor exige.
Sem o brilho da vocação, a utopia e a certeza de estar exercendo um papel transformador o professor corre o risco de se tornar um mero burocrata da educação.
Portanto, um feliz dia dos professores a todos os colegas educadores que mantém vivo o sonho, que cultivam a esperança, que ensinam o respeito e que exercem seu ofício com alegria!
Grande abraço,
Luís Fernando Silva.

2 comentários:

  1. Que homenagem linda! Adorei! Obrigada Fernando e parabéns a você e a todos os meus colegas de profissão! BJK!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a homenagem! Parabéns a todos nós professores que adoram essa profissão!
    Stephanie

    ResponderExcluir