quinta-feira, 5 de maio de 2011

Não tenho tempo para nada!

Muitas pessoas abandonam, ou nem começam, aulas de idiomas por falta de tempo.
Mas será que é falta de tempo mesmo?
Tempo é um “recurso” impossível de se acumular. Não dá para se fazer poupança de tempo, nem guardá-lo hoje para usá-lo amanhã.
Ele passa implacavelmente, não leva em consideração, cor, raça, situação financeira, nada... Simplesmente passa. É igual para todos.
Nossa vida é medida em tempo. Quando dizemos que temos 30 anos, estamos dizendo que desde o dia em que nascemos se passaram 30 anos de tempo.
Sendo assim, tempo é vida. Quando perdemos tempo, perdemos vida!
O tempo não tem velocidades diferentes. Às vezes ouvimos frases como: “O tempo está passando mais rápido. No passado ele passava mais lentamente”.
O que causa essa sensação é o número de tarefas que fazemos em um determinado tempo. Por exemplo: Se passamos 5 horas ociosas só “olhando o tempo passar” a sensação será a de que o tempo passa lentamente. No entanto, se nessas mesmas 5 horas nós almoçamos, levamos as crianças ao colégio, preenchemos um relatório e atravessamos a cidade para chegar ao trabalho, a sensação será de que o tempo voou.
Algo muito importante de se ter em mente quando falamos de gestão de tempo é a diferença entre o que é urgente e o que é prioridade.
Urgente é tudo que tem um curto prazo. Prioridades são as coisas importantes que queremos fazer em nossa vida, no entanto, não tem prazo pré determinado.
Por exemplo: estudar para a prova de amanhã é uma urgência. O prazo é amanhã! A conta para pagar, a reunião, são todas urgências.
Por outro lado, aquela viagem para aquele lugar que você sempre sonhou é uma prioridade. Ao menos, deve ser uma prioridade caso, de fato a desejamos. Deve ser planejada, não há um prazo pré-determinado. Assim como os cursos que queremos fazer, o negócio que queremos abrir e tantas outras prioridades. Os sonhos não se materializam como mágica. Eles precisam ser planejados e construídos.
O cuidado que temos que tomar é o de não deixar que nossas urgências “engulam” nossas prioridades, e as transformem em sonhos não realizados, também conhecidos como frustrações e arrependimentos.
Portanto temos que assumir as rédeas de nossa vida enquanto há tempo ou as rédeas de nosso tempo enquanto há vida!
É importante que usemos o tempo a nosso favor.
Não podemos culpar o tempo. Ele é igual para todos.
A responsabilidade de administrá-lo é de cada um de nós.

9 comentários:

  1. O tempo

    A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
    Quando se vê, já são seis horas!
    Quando de vê, já é sexta-feira!
    Quando se vê, já é natal...
    Quando se vê, já terminou o ano...
    Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
    Quando se vê passaram 50 anos!
    Agora é tarde demais para ser reprovado...
    Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
    Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
    Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
    E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
    Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
    A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

    Mário Quintana

    ResponderExcluir
  2. Saber administrar o tempo realmente é uma arte.
    Muito bom o post. Parabéns!
    Abço

    ResponderExcluir
  3. Ai, que difícil porém indispensável administrar o tempo. Quando se é muito jovem, alguns querem apressar o tempo para que aquilo que anseiam chegue logo. Quando chegamos na vida adulta, seria bom se ele passasse serenamente. Mas também restam as memórias preciosas do tempo vivido. Parabéns pelo tópico! Teacher Lúcia

    ResponderExcluir
  4. A gestão do tempo é algo que se aprende no dia a dia. Prioridades, urgências, é tudo relativo aos nossos desejos e necessidades. E só o próprio tempo nos ensinará a lidarmos com ele da forma que melhor nos convier. No entanto, aproveitar cada segundo com se fosse o último é, para mim, a melhor das possibilidades!
    Beijos a todos e parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  5. ... o tempo tá passando e eu não decidi o que escrever ... brincadeira rs, o tempo não é palpável, mas podemos controlá-lo através das horas, então se conseguirmos ser um tanto "metódicos" certamente teremos um dia proveitoso. Mas também sem neuras ok?
    Vlad

    ResponderExcluir
  6. Temos que usar o tempo a nosso favor, administrando as horas e não deixando as coisas para depois.
    Stephanie

    ResponderExcluir
  7. Se fomos esperar unica e exclusivamente pelo tempo para realizar coisas na vida, vamos ver a vida passar, os anos chegarem, sem nada ter feito!

    Mila

    ResponderExcluir
  8. Daqui a exatamente 60 minutos, o seu mundo poderá ser um lugar inteiramente diferente do que é neste momento. Você pode fazer dele um lugar melhor como resultado do que você fizer com o tempo que tem à sua disposição.

    Em apenas 60 minutos, você pode olhar para trás, com satisfação, e ver o tanto que você realizou. Em 60 minutos, a sua attitude pode ser mil vezes mais positiva, mais produtiva do que tem sido até agora.

    Obviamente que você pode optar por gastar os seus próximos 60 minutos sem nenhuma proposta positiva, ao vagar sem alvo nem rumo dentro de uma nuvem de ira, desespero, frustração e possivelmente carregando uma grande quantidade de desculpas para justificar esses sentimentos. Os seus próximos 60 minutos são absolutamente críticos, porque você tem controle sobre eles. O lado positivo de tudo isso é que você tem os recursos e a habilidade para fazer o seu melhor…dentro dos próximos 60 minutos! Giane

    ResponderExcluir
  9. A administração do tempo é essencial para termos uma vida melhor!

    ResponderExcluir