quarta-feira, 25 de maio de 2011

Como os pais podem ajudar na aprendizagem dos filhos?


Todos conhecem o provérbio: “A curiosidade matou o gato”. Mas bem que ele poderia ser: “A curiosidade matou a ignorância”.
Quem é curioso aprende mais!
Os pais desempenham vários papéis que podem colaborar muito no processo de aprendizagem dos filhos.
Hoje falaremos da importância dos pais serem provocadores.
Provocadores no sentido de instigar a curiosidade e criar expectativa. Isso pode acontecer no dia a dia, não é preciso esperar a época de provas na escola para ajudar os filhos a estudarem. No entanto, mesmo no momento de estudar para a prova isso deve ser levado em consideração.
É muito importante que as avaliações e as provas não sejam vistas pela criança como o motivo da aprendizagem: “Tenho que aprender porque vou ter uma prova”ou ainda “aprendo para passar de ano”. As provas devem ser entendidas como um instrumento usado pela escola e pelo aluno para verificar se houve progresso. Porém, não aprendemos para fazer a prova, aprendemos para crescer e entender um pouco melhor o mundo em que vivemos.
Uma maneira muito simples de provocar a curiosidade e instigar a vontade de aprender é fazer perguntas.
Por exemplo, quando nos sentarmos com as crianças para estudar geografia para a prova, porque não despertar a curiosidade?
Veja a diferença:
Situação 1 – Filho pegue seu livro de geografia e vamos estudar para a prova.
Situação 2- Filho, você sabe por que nosso bairro é do jeito que é? Por que a rua em que moramos é cheia de casas e a rua de trás tem poucas casas? Você sabe para onde vai o lixo que colocamos lá fora? Qual a diferença entre o lugar onde moramos e o lugar onde mora o tio Pedro do sítio? Qual lugar você acha mais legal?
Escolhendo a segunda opção, abrimos horizontes, transcendemos o ato de estudar para prova. Envolvemos a criança em uma situação em que ela é um elemento ativo de sua aprendizagem e não um mero ouvinte. Incentivamos a criança a pensar, criar hipóteses, comparar e tirar suas próprias conclusões. Trazemos o conteúdo do livro para a vida real.
Mostramos que aprender é muito mais do que tirar uma nota na prova.
Mostramos que aprender pode ser interessante e estimulante.
Se conseguirmos despertar a curiosidade e fazer com que a criança sinta prazer em aprender é bem provável que ele (a) não apresente grandes problemas escolares no futuro. Além disso, estamos contribuindo para a formação de um adulto criativo, um cidadão mais crítico e empreendedor.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo post e pela escolha do tema. Realmente precisamos ensinar principalmente as crianças que o ato de perguntar é sinal de inteligência e não de ignorância.
    Abço,

    Rosana

    ResponderExcluir
  2. Anna Paula Strefezza25 de maio de 2011 às 10:25

    Genteeeee, que orgulho a VP sempre trazendo boas novidades!

    Continuem assim e futuramente irei postar algo no blog de vcs!

    bjs a todos! =0)
    Anninha Coord SM!

    ResponderExcluir
  3. "É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais." (Coelho Neto)

    ResponderExcluir
  4. O papel dos pais é fundamental no processo de aprendizagem das crianças. Grandes parceiros dos professores, pais devem sempre incentivar os filhos a buscar conhecimento, aguçando sua curiosidade e ouvindo suas respostas.
    Belíssimo texto, parabéns a todos!!!
    Soraya

    ResponderExcluir