terça-feira, 10 de abril de 2012

DICA DE PRONÚNICA

Na aprendizagem de um novo idioma muitos acham que a pronúncia é uma das habilidades mais difíceis de ser adquirida.
De fato a pronúncia além do aspecto intelectual também exige um treinamento físico. Sim, pois temos que treinar e praticar sons que não estamos habituados a produzir. Nosso sistema fonador, que é responsável por produzir os sons da fala, tem que se adaptar e começar a produzir novos sons. E isso exige treino.
Prem Rawat, conhecido palestrante indiano, frequentemente diz em suas apresentações que ficaremos bons em tudo que treinarmos com afinco.
Não é diferente com a pronúncia.
No entanto, esse treino leva um tempo.
Hoje a maioria de nós fala português com naturalidade, mas nem sempre foi assim.
Já houve um tempo em que éramos aprendizes da língua portuguesa e tivemos que errar e treinar muito para chegarmos ao nível que estamos hoje.
Aliás, houve uma época em nossa infância que fazíamos isso o tempo todo. Passávamos o dia inteiro ouvindo, imitando, repetindo  e tentando novamente.
Creio que a maioria de vocês que estão lendo esse texto estejam passando pelo processo de aprender uma língua, só que desta vez a segunda ou terceira língua.
É importante termos consciência de que o treino e a prática continuam sendo fundamentais.
Entretanto,  essa prática não precisa ser chata e cansativa. Vejam como esse treino pode ser bem agradável e divertido.  Vamos aprender um pouco com as crianças que invariavelmente nos dão grandes lições.
Have fun!


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Realmente linda! Todos nós deveríamos nos espelhar na coragem de arriscar das crianças para aprendermos mais e melhor.

    Ótimo post! Parabéns!

    ResponderExcluir