quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Virtudes que transformam


É certo que fatores afetivos são fundamentais em se tratando de aprendizagem de um novo idioma.
Falta de motivação, baixa auto-estima, o fato de gostar ou não gostar do idioma influenciam diretamente na capacidade de aprender.
Portanto se você está aprendendo um novo idioma ou pensando em iniciar um curso, pense nisso.
Temos uma tendência natural de gostar mais do que fazemos bem. Repare, por exemplo, em crianças aprendendo um determinado esporte.
Depois de algum tempo, as que se destacam, devido a habilidade natural para o esporte começam a se interessar mais e mais. Ficam animadas com os treinos, praticam em casa e não perdem uma chance de mostrar essa habilidade. Já as crianças que não demonstram habilidade nata tendem a se desinteressar, abandonar a atividade e buscar outras alternativas.
O mesmo acontece com a aprendizagem do idioma. A diferença é que muitas vezes, gostando ou não, ele é necessário.
Portanto temos dois tipos de ciclo: o primeiro positivo e o segundo negativo.

  1. Tenho talento e gosto naturalmente do idioma
  2. Logo, me interesso, leio, falo e quero aprender mais
  3. Por sua vez, aprendo mais
  4. Com isso, fico motivado e feliz com isso
  5. Voltar ao item 2

  1. Tenho um pouco de dificuldade com o idioma
  2. Logo, passo a não me interessar tanto
  3. Por sua vez, aprendo menos
  4. Com isso, fico desmotivado e triste com isso
  5. Voltar ao item 2
 Se você se identifica com o primeiro ciclo, ótimo, continue assim e aproveite essa facilidade natural que você tem.
Se você se identifica mais com o segundo, a boa notícia é que há solução!
A solução é acrescentar alguns elementos que quebram o ciclo negativo e o transformam em positivo. São eles: disciplina, determinação e perseverança.
Sem esses elementos aprender um novo idioma seria só uma questão de aptidão, ou seja, sorte de ter esse talento natural.
A disciplina, a determinação e a perseverança são virtudes que transformam e promovem evolução.
Vamos ver como isso acontece?

  1. Tenho um pouco de dificuldade com o idioma
  2. Porém, com disciplina, determinação e perseverança consigo aprender um pouco mais e melhorar meu desempenho
  3. Por sua vez, fico motivado e feliz com isso
  4. Logo, passo a me interessar, ler e buscar um pouco mais de informação
  5. Com isso, aprendo mais e melhoro meu desempenho
  6. Voltar ao item 3
Pronto, ciclo refeito. Transformado em positivo. Modificado!
Essas virtudes (disciplina, determinação, e perseverança) são, em boa parte, responsáveis pela nossa evolução.
Esse é o maravilhoso poder de transformação que cada um de nós tem nas mãos.




4 comentários:

  1. Sempre que alguém me pergunta sobre estudo de idiomas eu pondero que é importante a pessoa identificar a forma que ela mais se identifica para estudar. Por exemplo, estudar um idioma por meio de músicas. Mas a pessoa não precisa eliminar outras formas, como leitura e escrita. Mas sim agregar ao estilo que mais estimula.
    Quando não gostamos de uma atividade, podemos buscar orientação para executá-la de maneira mais agradável. Abraço da Dani maestra

    ResponderExcluir
  2. Excelente post!
    Na minha opinião o bom professor é aquele que consegue enxergar em qual ciclo seus alunos se encontram e tentar ser fonte de inspiração para que eles consigam se "reorganizar" e assim fazerem do aprendizado algo que vale a pena investir.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. O texto é muito legal.
    Todos nós temos poder sobre nossas ações, basta querer fazer o seu melhor...isso é o mais importante.
    Stephanie

    ResponderExcluir
  4. Hey!!!
    Muito legal o incentivo e principalmente é importantíssimo deixar claro como ocorre essa "captação" do conteúdo, quais são os fatores que auxiliam na aquisição da fluencia e quem são os integrantes do processo (aluno, professor, colegas de sala, pais, cordenadores), nunca um processo indívidual, mas sempre contando com outras pessoas para o engrandescimento mútuo!!! Parabéns!!!

    Arthur
    www.pronunciationbooster.blogspot.com

    ResponderExcluir