segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Fluência X Tempo


Em tempos de globalização, velocidade de informação, qualidade total, etc., talvez o “produto” mais precioso que exista seja o tempo.
Já falamos aqui sobre a importância do tempo.
No entanto, apesar de tentarmos fazer tudo rápido porque temos muito o que fazer, algumas coisas “teimam” em exigir nosso tempo. Uma delas é a aprendizagem.
Falamos com muitas pessoas que estão interessadas em aprender inglês ou espanhol, e uma das perguntas mais freqüentes é: “Quanto tempo vou demorar para aprender?”.
Normalmente espera-se  a resposta em unidades de meses ou anos. Algo como 2 anos , 36 meses.
Acontece que esse tempo não dá para ser medido desta forma. Essa resposta tem que ser dada em unidades de horas.
Por exemplo, quem estudar de 700 à 1000 horas de inglês, alcançará a fluência no idioma e conseguirá se comunicar com competência.
A forma como cada um divide essas horas é que fará a diferença em termos de dias, meses ou anos.
Ou seja, um aluno que estuda 10 horas por semana, alcançará a tão almejada fluência e se comunicará com competência bem antes do que um aluno que estuda 2 horas por semana.
Não acredite em fórmulas milagrosas!
Falamos de idiomas por ser nossa especialidade, entretanto, pode-se notar isso em qualquer área do conhecimento. Não se constrói conhecimento ou desenvolve-se alguma habilidade sem dedicar a ela algum tempo. Quando vemos uma apresentação de ginástica olímpica, por exemplo, ou uma apresentação de um instrumentista virtuoso, não há dúvida que existe ali um grande talento. Mas, também podemos ter certeza de que foram gastas muitas horas de estudo e treino.
Outra questão importante na pergunta “Quanto tempo vou demorar para aprender?”, é o nível de linguagem desejado.
Quando falamos aqui em 700 horas estamos imaginando um nível específico de linguagem.
É claro que é possível se expressar com fluência e competência em menos tempo.
Porém, é preciso saber qual o objetivo dessa comunicação, ou seja, o quê será comunicado. Qual o contexto em que essa linguagem estará inserida.
 Mas... isso é assunto para um próximo papo.
Até breve.

4 comentários:

  1. Olá!

    Excelente post!
    Realmentea maioria dos alunos querem aprender no menor espaço te tempo possível mas esquecem
    que tudo na vida tem o momento e o ritmo certos e que muitas vezes acelerar isso pode causar
    problemas mais tarde.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Realmente não existem formulas milagrosas, temos que encarar a realidade e nos esforçarmos o máximo possível para alcançarmos nossos objetivos...e isso requer tempo e dedicação.
    Adorei o post.
    Stephanie

    ResponderExcluir
  3. Tudo isso é muito verdade, e são poucos os que realmente reservam um tempo para estudar. Com esta história de globalização, de que é possivel fazer muitas coisas ao mesmo tempo, muitos se prejudicam pois acabam não fazendo as coisas bem feitas, com o devido empenho e dedicação. Vlad

    ResponderExcluir
  4. O processo nâo acontece somente na escola. As aulas também servem para atentar o aluno de coisas que antigamente eram paisagem. O fato de ler algo em Inglês na rua e perceber que agora você entende aquela palavra ou assistir filmes e ouvir músicas em Inglês apenas para aumentar seu conhecimento, também fazem parte da aula.
    Então, independente, do quanto você estuda em uma escola, o seu dia-a-dia vai colaborar muito até você atingir a tão esperada fluência.

    Abraço,
    william

    www.alousasumiu.blogspot.com

    ResponderExcluir